sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Parada Nacional contra as Reformas da Previdência e Trabalhista ganha as ruas do Centro de Mossoró



Na manhã da sexta-feira 10/11 cerca de mil pessoas se reuniram em protesto contra a Reforma da Previdência e Trabalhista. Estiveram presentes servidores estaduais da educação, saúde, servidores federais da UFERSA e INSS, petroleiros, além da juventude. A manifestação se concentrou nas proximidades do Arte da Terra, onde interditou a ponte da Av. Presidente Dutra cerca de uma hora, seguindo em marcha até a Caixa Econômica Federal. Os manifestantes exigiam a derrubada do governo Temer e a revogação das reformas antipopulares.

A Reforma Trabalhista foi aprovada em 11/07, passando a ser implementada a partir deste sábado 11/11. Impondo o princípio do “negociado sobre o lesgislado”, a aprovação da reforma faz com  que os “acordos” entre patrão e empregada valham mais que a lei trabalhista. O que tinha força de lei, agora se torna moeda de troca. Por exemplo, a jornada de trabalho pode ser elevada para até 12 horas por dia, o intervalo intrajornada poderá ser reduzido para até 30 minutos, o acesso à justiça do trabalhador fica cerceado, uma vez que será obrigado a pagar as custas do processo trabalhista que vier a perder; entre tantas outras mudanças prejudiciais a trabalhadora e ao trabalhador brasileiro.


O Governo Temer, por sua vez, promete aprovar a Reforma da Previdência ainda nesse mês de novembro. O aumento da idade mínima e do tempo de contribuição para a aposentadoria é medida rechaçada por mais de 70% do povo brasileiro, levando milhões de pessoas às ruas na Greve Geral do dia 28 de abril, bem como na ocupação de Brasília dia 24 de Maio e a última parada nacional dia 30 de junho, desmontada pelas centrais. É necessário perseverar na luta para conseguir barrar a Reforma da Previdência, que Michel Temer e este Congresso de corruptos comprados tem tanto interesse em aprovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário