terça-feira, 26 de setembro de 2017

Falta de médicos plantonistas leva a nova suspensão de atendimentos no Hospital Rafael Fernandes

Hospital Rafael Fernandes sem médicos a partir do dia 28 de setembro

O Hospital Rafael Fernandes sofre com a falta de médicos plantonistas novamente. A partir do dia 28 deste mês, a escala de plantão já se encontra vazia. Com a escala médica incompleta, o Hospital já não pode receber novos internamentos. Pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, que deveriam ser atendidos na unidade, ficam impossibilitados de serem internados. Pelo menos (3) três pacientes com quadro de tuberculose, que deveriam estar internadas no Hospital Rafael Fernandes, se encontram no Hospital Tarcísio Maia aguardando atendimento.

O Sindsaúde Mossoró denunciava situação similar quatro meses atrás, quando promoveu um ato público em defesa do Hospital Rafael Fernandes:

O Hospital Rafael Fernandes é o único centro de saúde para tratamento de doenças infecto-contagiosas de Mossoró e oeste potiguar. Portanto, cumpre uma função essencial que não pode ser substituída por nenhuma outra unidade hospitalar, sob risco de epidemia. Entretanto, o que está acontecendo é que pacientes com doenças como tuberculose, meningite, etc. estão buscando atendimento e se deparando com portas fechadas, por conta da suspensão de atendimentos. 

Enquanto o Governo do Estado discute o fechamento ou a municipalização dos Hospitais Regionais de Apodi, Angicos e Caraúbas, alegando que tais medidas iriam beneficiar o Hospital Rafael Fernandes, o que a população de Mossoró e do RN  percebe bem o contrário. O descaso e o sucateamento na saúde pública é geral, e os governos não investem no SUS porque tem interesses de beneficiar a saúde privada e as grandes empresas, tais como a OAS envolvida no escândalo do Arena das Dunas. Exigimos nenhum hospital a menos, e que o Governo do Estado complete a escala médica do Hospital Rafael Fernandes e dos demais hospitais que sofrem com as carências de profissionais e materiais hospitalares

Nenhum comentário:

Postar um comentário