sexta-feira, 14 de julho de 2017

Angicos: manifestação toma ruas do centro contra fechamento dos hospitais regionais



Na manhã desta quarta-feira 14 de julho, cerca de mil trabalhadores e estudantes de Angicos tomaram as principais ruas do centro em manifestação contra o fechamento dos hospitais regionais no interior do Rio Grande do Norte. O ato saiu da Praça da Igreja São José e terminou com um abraço coletivo no Hospital Regional de Angicos. Participaram do movimento sindicalistas, estudantes, lideranças religiosas, jornalistas, representantes da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores de Angicos, assim como a população em geral.

O ato público ocorre em meio a uma onda de protestos contra a TAC 138 – acordo firmado entre o Governo Robinson e o Ministério Público que pode fechar até sete hospitais públicos no interior do estado - levando a população dos municípios afetados a tomar as ruas contra o governo. Nesta mesma semana, ocorreram atos públicos sobre o mesmo motivo em Apodi, Caraúbas e Canguaretama. Na próxima semana a luta continua, com a população de Apodi e Caraúbas também organizando grandes passeatas em defesa dos hospitais regionais.

O Governo do estado impõe duas saídas para os hospitais públicos do interior do RN: ou o fechamento, ou a municipalização. Não é por acaso que diversas prefeituras municipais já se posicionaram contrários aos termos da TAC: os municípios são entes federados com menor orçamento que o estado, por conseguinte não sendo capazes de assumir hospitais estaduais. Neste sentido, o Sindsaúde está em luta por nenhum hospital a menos, declarando que municipalização não é a solução, e sim que precisamos de um plano de estruturação e mais investimentos para abastecer materiais e equipamentos faltantes, além de um concurso público para suprir o déficit estadual de servidores da saúde.

Confira o vídeo da manifestação em movimento:



Veja aqui o álbum de fotografias do protesto:

Um comentário:

  1. Companheirada do SINDSAÚDE, estamos todos juntos na luta pela educação e no enfrentamento contra as contra-reformas do Governo Robinson e Temer. Parabéns pela cobertura.

    ResponderExcluir