quarta-feira, 12 de julho de 2017

Caraúbas: servidores da saúde e população organizam manifestação contra fechamento dos hospitais regionais



Na manhã desta quarta-feira 12 de julho ocorreu um ato público contra o fechamento dos hospitais regionais no RN. O protesto foi em frente ao Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, e contou com a presença de servidores da saúde, populares e representantes da classe política local. A população, por sua vez, já está mobilizando uma grande passeata para tomar as ruas de Caraúbas contra o fechamento de seu hospital público – na quinta-fera 20/07 a partir das 08h.

O protesto ocorre em meio a uma onda de manifestações após a divulgação do TAC nº 138/2017 – acordo entre o Governo Robinson e o Ministério Público que possibilita o fechamento de sete hospitais regionais no interior do Rio Grande do Norte. O anúncio do fechamento conjunto está sendo rechaçado pela população dos municípios afetados. Em Apodi e Caraúbas, o Sindsaúde promoveu atos públicos em frente ao Hospital, e as populações destes municípios já estão mobilizando grandes passeatas para tomar as ruas contra o fechamento dos hospitais regionais.

A pressão social já fez o governo mudar o discurso e afirmar que “não fechará qualquer hospital”. Não podemos esquecer que Robinson também garantiu até o fim que não fecharia o Hospital da Mulher – mas fechou. Além disso, a alternativa de municipalização proposta pelo Governo mediante a TAC também significa condenar os hospitais regionais e o direito à saúde do povo pobre. Os municípios são entes federados com menos recursos que o Estado – que detém realmente a responsabilidade de custear os hospitais públicos de nível regional.

O Sindsaúde Mossoró está em luta contra qualquer fechamento de unidade de saúde e quaisquer medidas que envolvam cortes de gastos em saúde e demais investimentos sociais. Municipalização não é a solução para os hospitais: precisamos de um plano de reestruturação e investimentos para os hospitais regionais, com um levantamento de todas as necessidades e carências, suprir materiais e equipamentos faltantes, e realizar um novo concurso público para compensar o déficit estadual de servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário