segunda-feira, 19 de junho de 2017

Falta de transporte do Hemocentro impede a realização de cirurgias eletivas

Geladeiras de sangue do Hemocentro estão vazias por falta de exames 

O problema não é a falta de doações, é a falta de transporte que impede a realização dos exames necessários


Alerta para a saúde pública de Mossoró e região: as doações de sangue do Hemocentro não estão podendo ser liberadas. A carência de condições de transporte está impedindo que o sangue doado seja encaminhado até o Hemonorte, em Natal, para a realização da sorologia – procedimento que verifica se o sangue está saudável e pode ser encaminhado para transfusão. A situação levou ao cancelamento de todas as cirurgias cardíacas eletivas bem como ao atraso dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais de Mossoró e região.

No presente caso, a falta de combustível dos carros do Hemocentro inviabiliza o transporte das amostras de sangue até Natal. O sangue não pode ser examinado, e portanto não pode ser liberado. Sem as condições de trabalho adequadas no Hemocentro, a saúde pública e também a privada sai prejudicada, pondo vidas humanas em risco.

Por estes e outros motivos, a saúde estadual estará entrando em greve no dia 30 (mesmo dia da Greve Geral contra as Reformas da Previdência e Trabalhista). O Sindsaúde Mossoró exige a regularização da prestação do serviço do Hemocentro, com o abastecimento dos seus veículos e a imediata transferência das amostras de sangue estocadas para a realização dos exames necessários no Hemonorte, em Natal - para que o sangue estocado possa ser liberado para a urgência/emergência e demais cirurgias eletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário